Este tópico foi baseado em uma discussão na comunidade do orkut. Optei por replicar aqui pois sei que neste local temos mais contato com a T2.
Neste final de semana aconteceu em São Paulo a Kaballah & Orbital e eu estava lá. De manhã, enquanto conversava com um amigo (que não é de Curitiba), chegamos à conclusão de que a cena curitibana é muito superior à paulista.
Claro que o público é menor, mas putz, é INFINITAMENTE mais qualificado. Nos sentimos peixes fora dágua por vários momentos naquela festa, com aquele bando de frito baleiro venerando Eskimo e Felguk (que não só tocou Satisfaction, como também tocou Praise You e outras vergonheiras) e dançando a nova onda do momento por lá, o tal do sensualiza. Em Curitiba as pessoas ainda tem um pouco de senso de ridículo e, principalmente, senso crítico. Basta ver a internet: nas comunidades das festas daqui, chovem criticas, elogios, sugestões após a festa. Alguns exageram, mas tudo bem: é um público preocupado com a qualidade do seu evento! Lá em sampa é só joguinho de "te vi na festa" e "sensualizaria com a pessoa acima", além dos "ESKIMO QUEBRO TDDDD!!11!1!one!". Falando em internet ainda, dois dos maiores veículos de e-music desse nosso nicho (psicodelia e e-beatz) são de que cidade mesmo?
Depois dessa conversa com essa troca de argumentos, pensei em escrever este texto para postar aqui, ou no orkut, ou no meu blog, enfim... Eu achei necessário lembrar os pessimistas da nossa cidade de que, nossa cena pode ter seus problemas sim, mas ainda está muito melhor que a paulista.
Até que chega um momento que eu vejo um flyer da Tribaltech no chão. Me interessei e peguei, afinal estava ansioso para saber a data do evento. Qual foi minha surpresa após ver escrito "São Paulo" nele! Brochei totalmente. A festa que criou esse conceito mais "cult" na cena eletrônica curitibana, que fez com que XXX e Tribes tivessem a NOSSA cara quando vinham para cá... Vai agora pra SP? E aí, vai manter o conceito cult, levar nomes tipo Marc Romboy, Thomas Schumacher, Maetrik, ou vai fazer pesquisa de mercado e descobrir que o que dá dinheiro lá é DJ que remixa Jovem Pan?
E principalmente, como fica a edição de Curitiba? Acho que NO MÍNIMO nós, seu público fiel, merecemos uma data confirmada. E se for pelo justo, que o line-up de Curitiba seja melhor do que o de São Paulo. Depois da retirada da Kaballah do calendário (o evento mais cult depois da própria TT), perdermos a prioridade na NOSSA festa é o sepultamento da nossa cena.